É comum entrarmos em um novo ambiente e identificarmos um aroma diferenciado. Seja em uma visita a um escritório, a um supermercado, a uma nova empresa ou até à casa de algum conhecido. Tal aroma causa uma identidade direta em nossa memória para com o ambiente em que visitamos, bem como lembramos de pessoas ao sentirmos o cheiro de algum perfume que lembramos ser de uso delas.
Estamos falando do sistema límbico, que tem a função psíquica de avaliar afetivamente as circunstâncias da vida, realizar a integração do sistema nervoso, endócrino e imunológico e organizar uma reação adequada. A qualidade da avaliação afetiva depende da experiência vivida e das normas culturais. Podemos dizer que os aromas contribuem para emoções, para acesso às memórias e, consequentemente, aspectos emocionais.
Tais comprovações científicas alcançaram o mercado de negociações através da função olfativa, onde empresas dos mais variados seguimentos estão investindo diretamente na atenção ao alcance de aumentar o número de clientes.
Nesta busca pela identidade olfativa, as empresas vêm contratando a D’Sensoriall, empresa que presta consultoria, estuda a identidade da marca e elabora aromas que, além de envolverem os clientes, consolidando boas relações com as empresas, faz com que as mesmas sejam lembradas toda vez que seus aromas sejam sentidos, potencializando boas negociações.
À frente da D’Sensoriall está a empresária Danni Barreto, Perfumista pós-graduada, ela é especialista no estudo e identificação de aromas que correlacionam empresa, produto e público alvo.
Um exemplo foi uma famosa rede de hipermercados que contratou a consultoria de Danni Barreto para criação de aroma de produto de alta performance em limpeza a seco dos banheiros da rede.
-Vejamos bem, era uma rede de hipermercados, que vendo produtos para limpeza de banheiro, mas que queria reduzir o custo da limpeza dos próprios banheiros da rede. Deram preferência por criarmos um aroma com maior concentração e rentabilidade a fim de diminuir o custo com materiais de limpeza de seus espaços. Nós desenvolvemos a fórmula na concentração era necessária para fazerem a limpeza a seco, diminuindo o custo causado pelo uso e desperdício de água também. Ambientalmente e economicamente valioso – pontua Danni Barreto.
Ela explica que tal identificação de um aromatizando ou renovador de ambiente com menor concentração de álcool e que permita a fixação da identidade olfativa na memória do consumidor já se tornou um dos focos das empresas que estão em prosperidade e crescimento financeiro no mercado. “Você chega a um bom hotel e ele tem um aroma próprio dele, você fica marcado por aquele cheiro e sempre que sentir algo parecido lembrará daquele hotel. Você entra em um local que pode ativar memórias afetivas de sua infância, como uma panificadora que tenha o cheiro das receitas que sua avó ou sua mãe faziam quando você era criança. Exemplos como esses fazem com que o cliente se sinta mais à vontade para negociar e consumir os seus serviços e produtos”, destaca.
Um outro exemplo direto é o aroma dos produtos alimentícios e bebidas que consumimos diretamente. Danni Barreto explica o poder dos mesmos para estímulo ao consumo.
-Nós sentimos, por exemplo, um cheiro de pão, panetone ou de pizza. O consumidor tende a sentir vontade de consumir tais produtos. Agora imagina você ter um estabelecimento que fornece tais produtos e o cheiro do seu ambiente ser preparado exatamente com tais essências, independente se você está com o forno assando algo naquele momento. É um trabalho direto ao alcance do consumidor – detalha ela, contando que já elaborou, inclusive, cheiro de churrasco com molho barbecue por encomenda de uma churrascaria. O futuro das empresas está diretamente envolvido com o bom aroma de seus ambientes e produtos.