Mesas-redondas, palestras, workshops, colóquios, acessos a livros e apresentações artísticas. Tudo de forma gratuita para apreciação da população. No sábado, dia 13, das 14 às 17 horas, as portas do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, estarão abertas para o público assistir e participar de diversas atividades do 1º Congresso Internacional da ALALS (Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-Redondense de Letras).
Com um cronograma repleto de atividades voltadas à cultura literária, o congresso contará com exposição de quadros de Carlos Dohler e, também, a exposição trazida pela advogada e acadêmica Mércia Christani, com o título “AVL – Arte Bucólica e Modernista”. O pianista Renan Henrique, também fará uma apresentação no palco.
Já os colóquios estarão sob responsabilidade de Ana Maria Tourinho, representante Internacional da ALALS no Brasil, com o tema “Guimarães Rosa: Médico, Diplomata e Escritor”, o acadêmico da AVL e historiador, Guto Mello, com o tema “Machado de Assis: um olhar histórico”, o Professor Doutor Alexandre Batista, coordenador do Curso de Letras do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), com o tema “O Ensino da Gramática do Português: O dilema daqui e de lá”, abordando os desafios enfrentados pela Língua Portuguesa e, ainda, o poeta e membro da AVL, Dio Costa, em um fluido bate papo sobre o tema “Fernando Pessoa por Roberto Piva – Tudo é símbolo e Analogia na Grande Vida”.
-O público pode esperar uma experiência enriquecedora e inspiradora. Estamos preparando uma programação diversificada que inclui teatro, colóquios com escritores especialistas em literatura da nossa região, lançamentos de livros, exposições de arte e oportunidades únicas de networking internacional – adianta Debora Corsi, vice-presidente da AVL, com um sorriso estampado no rosto, demonstrando toda a riqueza cultural de grande oportunidade que o congresso trará à plateia. “Para os amantes da literatura e estudiosos do tema, será um momento memorável, pois poderão interagir com acadêmicos e discutir o papel da literatura na sociedade contemporânea, sua importância cultural e educacional. Este congresso promete estimular mentes e celebrar a arte de maneira significativa”, conclui.
E não faltarão momentos com artes cênicas. Dez atores do Grupo Estudarte estarão no palco, apresentando três blocos do famoso “Pequenas Leituras”, que recentemente encerrar sua sétima temporada de apresentações. Em rodízio, estarão América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Julia Werly, Livian Helena, Manu Guida, Nilton Renna e Victoria Domiciano, todos acompanhando o diretor Rodrigo Hallvys, ator e membro da AVL.
Três horas de evento internacional com diversidade cultural em Volta Redonda. O Sul Fluminense marcando presença perante o mundo mais uma vez.