Dois mil e vinte e quatro tem seguido no fluxo agitado dos anos anteriores na agenda do Grupo Cênico Estudarte. Atualmente em cartaz com a oitava temporada do projeto “Pequenas Leituras”, o grupo apresentará seu novo episódio neste domingo (20), às 16 horas, no Clube Fotofilatélico e Numismático de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília. Com entrada franca.
O elenco escalado da vez é constituído por Eduardo Idalino, Jamili Frazão, Marcos Mendes e Victoria Domiciano, sendo essa última a responsável por capitanear o ritmo do episódio por ser a única que já possui experiência teatral.
Em meio a estreia de Eduardo, Jamili e Marcos, o rodízio dinâmico pertencente ao funcionamento do “Pequenas Leituras” acontece e o elenco inteiro vai criando e colocando voz nas diversas e divertidas personagens que ficam sob suas responsabilidades.
-Entregamos os textos para o elenco faltando apenas uma hora para entrarem em cena. É diferente dos espetáculos e festivais, onde ensaiamos por meses. Ali eles fazem o trabalho próprio da dublagem ocorrida em estúdios, não há possibilidade de levar as cenas para serem estudadas em casa. Entramos e fazemos o trabalho vocal – explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção do evento.
Ao todo são trinta diálogos e quatro monólogos, desafiando o elenco e divertindo a plateia, que sempre elogia a desenvoltura do elenco. “Estreamos o projeto em setembro de 2019. Quando olhamos para esses cinco anos de leituras dramatizadas dentro dos vinte e um anos de existência do grupo, nos dá muita alegria. É um modelo diferente de trabalho, com episódios mensais fixos, que sobreviveram o tempo e exercitam o elenco, fazendo parte do conteúdo programático da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss”, detalha Rodrigo.
A temporada completa sua primeira metade, sendo programada para encerrar em janeiro de 2025, dando lugar à última etapa do XII Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em fevereiro. “Fazemos tudo previamente agendado, para podermos manter tudo dentro de produção organizada. Vem muita novidade por aí”, finaliza Hallvys.