Em visita ao Sul Fluminense nesta quarta-feira (22), o comandante-geral e secretário de Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ), coronel Marcelo de Menezes, encontrou-se com o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani. Juntos, discutiram a possível instalação de uma Companhia Independente de Polícia Militar no município – medida pleiteada inicialmente pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública e pela Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM) quando do primeiro ataque criminoso no centro da cidade, em 15 de janeiro, e reforçada em função do duplo homicídio no bairro Nove de Abril, na última segunda-feira (20).
O comandante-geral da PMERJ reconheceu que Barra Mansa tem passado por momentos difíceis. “O que aconteceu é grave. Estamos próximos ao prefeito e a criação de uma Companhia Independente está no nosso radar”, adiantou. De acordo com Menezes, sua presença em Barra Mansa é uma demonstração clara do Governo do Estado de que há respeito pelo município e por seus cidadãos, e de que medidas serão tomadas. “A Polícia Militar acompanha o desenvolvimento e o crescimento das cidades, se integrando com as lideranças locais para atender às demandas de segurança pública”, acrescentou.
Ainda segundo o comandante-geral da PM, o Estado tem feito um acompanhamento diário e sistemático da movimentação da criminalidade em todo o território fluminense. Por isso, ele garantiu que Barra Mansa pode esperar por dias melhores. “Estamos dando atenção especial aos cidadãos de Barra Mansa. Já determinei o aumento do efetivo policial”, disse Menezes. “E deixo um recado para os criminosos: se tentarem mais uma vez, vamos persegui-los de maneira marcial”, avisou.
Acompanhado pelo prefeito Furlani; pelo secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, pelo comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Moisés Sardemberg, e por vereadores, o coronel Menezes visitou as instalações do antigo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), no bairro Bom Pastor, também conhecido como ‘Lazaredo’. O espaço, estratégico, foi apresentado a Menezes como propício para a instalação da Companhia.
A ideia, segundo ele, é alinhar uma parceria entre a prefeitura local e o Governo do Estado para a concretização da iniciativa. Uma vez instalada, a Companhia Independente de Barra Mansa será a terceira do estado do Rio; a primeira fica no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e a segunda, em Paraty.
De acordo com Furlani, a cessão do espaço no Bom Pastor foi um pedido do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA). O local já está passando por adaptações para receber a unidade da PM, podendo ser entregue ainda em 2025. “Vamos agir em conjunto. A prefeitura vai viabilizar a reforma do espaço. Barra Mansa não será o quintal desses vagabundos. Agradeço todo o apoio do tenente-coronel Sardemberg; do nosso secretário estadual da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo de Menezes; da Polícia Civil, que avança com as investigações dos crimes ocorridos; do Poder Legislativo e de toda a nossa equipe empenhada nessa construção coletiva de Segurança Pública”, declarou Furlani.
Já o secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu, ressaltou que a expectativa é de que a Companhia Independente da PM esteja em funcionamento ainda este ano.
“Ter essa unidade em nosso município significa uma resposta ainda mais rápida aos criminosos, além de impedir a atuação deles, pois teremos um serviço de inteligência da Polícia Militar mais próximo. O antigo CRIAAD oferece uma estrutura já adaptada para a instalação. Esperamos que a nova unidade esteja em funcionamento ainda em 2025”, concluiu o secretário.