Nesta terça-feira (28), a partir das 18h30, a Casa das Mulheres da Maré, no Rio de Janeiro, será palco da estreia da poetisa Isabelly Moreira na cidade, com a oficina “A Voz da Poesia – Mulheres que Versam”. A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para mulheres das comunidades, com foco no acesso à literatura por meio da poesia.
Durante o encontro, Isabelly, natural de São José do Egito, no Sertão do Pajeú (Pernambuco), conduzirá a oficina, trabalhando textos e versos de autoras do Nordeste. A proposta é promover um diálogo íntimo com a poética regional e integrar as vivências de cada participante. As mulheres terão ainda a oportunidade de se expressar por meio de produção coletiva.
Com temas que vão desde o cotidiano e afetos até questões ambientais, a oficina busca unir tradição e contemporaneidade, usando a poesia como um caminho para a autonomia, o reconhecimento e a inclusão social. O encontro também estimula o pensamento crítico, promovendo reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e reforçando a importância do cordel como Patrimônio Imaterial do Brasil.

A metodologia será vivencial e contará com leituras, declamações e experimentações de estilos poéticos, com destaque para quadras e sextilhas. “Essa é a primeira vez que realizo a Oficina no Rio de Janeiro, e já chegamos com uma ação feita totalmente por mulheres e para mulheres. Isso tem um significado muito especial, pois mostra a força que temos e o quanto ainda podemos ampliar nossa presença na produção literária do País. Mais do que falar sobre métricas e estruturas, buscamos estimular a voz interior das participantes, criando espaços de partilha, pertencimento e coletividade, seja no campo ou na cidade”, ressalta Isabelly.
O projeto, que conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, busca levar experiências culturais para comunidades onde as mulheres têm acesso reduzido a iniciativas como essa. “Além de formação, trata-se de um ato de valorização da identidade cultural nordestina e de empoderamento feminino em diferentes regiões do Brasil”, complementa a poetisa.
Para garantir a participação plena, o projeto também oferecerá atividades lúdicas para filhos das inscritas, além de horários e locais definidos em conjunto com a comunidade, respeitando suas realidades e necessidades.
SÃO PAULO
Após ser realizada no Rio de Janeiro, a oficina “A Voz da Poesia – Mulheres que Versam” desembarca em São Paulo no dia 30/10, no Território Cultural Okaracy.
Serviço:
Projeto: A Voz da Poesia – Mulheres que Versam
Data: 28 de outubro – 18h30
Local: Casa das Mulheres da Maré – R. da Paz, R. Roberto da Silveira, 42 – Maré, Rio de Janeiro – RJ, 21042-650
Informações: @isabelly_moreiraa
imaproducoesculturais@gmail.com
