A Cia. Teatral Granada apresenta neste sábado, 26, a peça “Máquina Humana”, no Teatro de Bolso do GREBAL, em Barra Mansa. Sob a direção do renomado Paulo Rangel, o espetáculo se destaca por sua estrutura inovadora e poética, alinhada ao movimento de teatro contemporâneo brasileiro. Segundo o diretor, a obra explora temas como a solidão, a desumanização e a busca por identidade em uma sociedade cada vez mais mecanizada e alienante.
A linguagem fragmentada e intensa de “Máquina Humana” reflete a complexidade e a confusão dos personagens, que lutam para encontrar sentido em um mundo dominado pela tecnologia e pela rotina. A peça aborda questões existenciais, questionando a essência do ser humano em um contexto onde emoções e relações interpessoais são progressivamente substituídas por processos automáticos e mecânicos.
Com o apoio do GREBAL (Grêmio Barra-mansense de Letras), o espetáculo aborda situações sociais que, ao se tornarem parte de uma rotina, tornam os indivíduos mecânicos na forma de sentir. Essa abordagem faz de “Máquina Humana” uma obra relevante para a reflexão sobre o impacto da modernidade na condição humana.
− Somos seres dominados pela massificação, o que nos traz repetições em atitudes e sentimentos. A necessidade de escapar dessa engrenagem opressiva é simbolizada pela chegada dos Ciganos, que têm como característica a busca constante pelo novo, desbravando territórios em busca de conhecimento – analisa o diretor.
A PEÇA − Ao som de “Canto de Um Povo de Algum Lugar” os Ciganos emergem do público, movendo-se em um gesto de autotransformação. Em alusão a Adão e Eva, eles se despem de seus conceitos para recriar o universo, buscando novas perspectivas para se libertar dessa engrenagem chamada Máquina Humana.
ELENCO – No elenco, além do próprio Paulo Rangel, estão os atores Indieslay Meneguiti, João Pedro Barros, Mirella Andrade, Larissa Paixão, Mariana Rodrigues, Nathan Nascimento, Rita Rangel e Renan Júlio.
SERVIÇO
DIA – 26/10, às 19h30
ONDE – Teatro de Bolso Paulo Rangel, na sede do GREBAL – Avenida Argemiro Paula Coutinho, 44, Centro – BM
*INGRESSO – R$ 15 – Vendas na secretaria do GREBAL