As inscrições para a primeira edição de 2026 do Programa Universidade para Todos – ProUni seguem até o dia 29 de janeiro. Na região Sul Fluminense, a Estácio está com mais de 120 vagas, para as graduações presencial e EaD (Ensino a Distância), divididas entre as Unidades de Resende e Volta Redonda. Nas opções de cursos de graduação contemplados por bolsas de 100% ou 50% estão: Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Ciências Econômicas, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Logística, Biomedicina, Nutrição, Engenharias Civil e de Produção, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Publicidade e Propaganda, Gestão Financeira, entre outros.
“A Estácio é uma instituição de ensino pioneira no Brasil ao disponibilizar um portfólio híbrido de cursos para atender a diferentes perfis de estudantes, e uma referência em iniciativas que alinham a educação às demandas do mercado de trabalho. Além disso, segue como líder em inovação educacional, investindo em tecnologia e infraestrutura”, destaca o diretor da Estácio Resende, Arthur Rosas.
Para fazer a inscrição no ProUni 2026, os estudantes devem acessar o link https://acessounico.mec.gov.br usando a conta gov.br e, em seguida, clicar na página do ProUni. Informações sobre os cursos e as vagas do ProUni na Estácio na região podem ser obtidas no campus da Estácio Resende (Rua Zenaide Vilela, s/n, no bairro Jardim Brasília), pelo telefone (24) 99316-7505 (WhatsApp); e na Estácio Volta Redonda (Av. Lucas Evangelista, 530, bairro Aterrado), pelo telefone (24) 3343-4393 (WhatsApp).
“A Estácio é uma instituição de ensino com mais de 55 anos de tradição em excelência no ensino. Nossos alunos saem formados para competirem no mercado de trabalho com um currículo reconhecido em qualquer lugar do país. Além disso, o ensino na Estácio tem o diferencial de ter o compromisso com o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos”, afirma Pedro Bolpato, diretor da Estácio Volta Redonda.
Sobre o ProUni 2026
O Programa disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 26 a 29 de janeiro.
Para se inscrever no processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2026, é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
O candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas. No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que concorrerão exclusivamente às vagas de licenciatura e pedagogia.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro na página do Prouni. Já a segunda chamada está prevista para o dia 2 de março.
